Então, o que é o CLP?
CLP significa “Controlador Lógico Programável”. Trata-se de um dispositivo eletrônico utilizado para controlar máquinas e processos industriais. Os CLPs são projetados para automatizar tarefas específicas, como o controle de máquinas em linhas de produção, sistemas de manufatura, processos industriais, entre outros.
Também é bem comum encontrar a Sigla PLC, Programmable Logic Controller, nada mais é que a sigla em inglês.
Um CLP é composto por um processador, memória, interfaces de entrada e saída, e um programa armazenado na memória. Ele executa operações lógicas e matemáticas com base nas instruções programadas para controlar o funcionamento de máquinas e processos. Os CLPs são amplamente utilizados na automação industrial devido à sua flexibilidade, confiabilidade e capacidade de fácil programação.
Os profissionais de automação e controle frequentemente utilizam linguagens de programação específicas para criar os programas que serão executados pelos CLPs. Estes programas determinam como o CLP irá responder às diferentes condições e eventos no processo industrial que está controlando.
Principais Vantagens
- Redução do custo: em razão do grande número de relés e da necessidade de manutenção os CLP’s tornam-se uma opção mais viável.
- Imunidade a ruídos eletromagnéticos: o CLP conta com um sistema de isolamento contra ruídos elétricos.
- Facilmente configurável: com racks modulares, é possível trocar módulos de entrada e saída de acordo com uma necessidade específica.
- Facilmente programável: as linguagens utilizadas são de fácil aprendizagem e utilização facilitando a construção da lógica de controle. Além dessa facilidade, as linguagens permitem a realização de operações mais complexas que as feitas através de relés.
- Grande flexibilidade: em razão das linguagens utilizadas torna-se mais simples modificar a lógica do processo.
- Maior controle: por ser um equipamento microprocessado, traz ao usuário a facilidade de interação com o hardware via software, assim se torna muito prática e fácil a localização de falhas.
- Monitoramento on-line: podemos ter vários controladores conectados mantendo uma comunicação, e através dessa conexão podemos monitorar em tempo real os processos.
- Manutenção simples: muitas vezes o próprio CLP indica a existência de erros
Agora, com as industrias utilizando um novo equipamento no meio industrial, para automatizar máquinas e processos, surgiu a necessidade de um novo profissional. O Programador de CLP. Hoje as indústrias e fábricas não conseguem competir no mercado sem automatizar os seus processos industriais. Então, aonde tiver automatização, vai ter um Controlador Lógico Programável e a necessidade de um Profissional Qualificado.
Principais Fabricantes
Desde que o CLP foi inventado e introduzido no mercado de automação industrial, cada vez mais as industrias se tornavam mais dependente dos clps, pois viram o quanto de benefício um equipamento pequeno e robusto, como clp, consegue oferecer para a indústria. Dessa forma, diversos fabricantes de equipamentos eletrônicos entenderam a necessidade desse mercado e começaram a desenvolver os seus próprios controladores lógicos programáveis.
Hoje, o mercado de automação possui diversos fabricantes de CLP’s, como:
As empresas Siemens, Rockwell, Schneider electric, ABB, GE FANUC e diversos outros fabricantes. O Mercado brasileiro também possui alguns fabricantes de CLP’s, como a WEG, localizada em santa catarina e a empresa altus, localizada no rio grande do sul.
Curso Programador de CLP Online
Caso você queira aprender do zero tudo sobre CLP, recomendamos o Curso Programador de CLP da empresa FM4. Clique aqui para conhecer mais sobre o curso. O CLP utilizado no Curso de Programação de CLP, é o CLP Nexto Xpress, da empresa Altus. E por que é utilizado esse CLP? Além da Altus ser um dos nossos parceiros para o desenvolvimento dos cursos da FM4, o CLP Nexto Xpress utiliza o mesmo software de programação dos clps de pequeno, médio e grande porte. Ou seja, é possivel aprender a programar em um software que não possui limitações de acordo com o porte do CLP. Diferente dos outros cursos, que utilizam CLP de pequeno porte, e consequentemente o software de programação é limitado e com poucos recursos, o clp nexto xpress permite programar utilizar os mais variados recursos de programação independente do porte do CLP.
Conclusão
Os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) são fundamentais na automação industrial moderna, oferecendo uma solução robusta, flexível e eficiente para o controle de processos e máquinas. Ao longo dos anos, a evolução dos CLPs tem permitido que indústrias de diversos setores aumentem significativamente sua produtividade e qualidade, reduzindo custos operacionais e minimizando erros humanos.
Leia também sobre:
O que é Sistema SCADA? – Clique aqui
Curso de Programador de CLP – Clique aqui
O que é Linguagem Ladder? – Clique aqui
O que são Variáveis de Processo? – Clique aqui