Blog

O que é IHM?

O que é IHM?

IHM é a sigla para Interface Homem-Máquina, que é um equipamento que permite ao operador ou usuário interagir com uma máquina ou um processo industrial. A IHM fornece uma interface gráfica, que pode ser touchscreen ou com botões e display, na qual o operador pode visualizar e controlar as variáveis do processo, como temperatura, pressão, nível, vazão, etc.

A IHM é um componente importante de um sistema de automação industrial, pois ela facilita a comunicação entre o homem e a máquina, aumentando a eficiência, a qualidade e a segurança da produção. A IHM também permite ao operador monitorar o status dos equipamentos de campo, enviar comandos para os mesmos, visualizar gráficos, alarmes, relatórios, etc.

A IHM pode ser aplicada em diversos setores e processos industriais, como energia, água, gás, petróleo, metalurgia, química, farmacêutica, alimentícia, automotiva, etc. Uma analogia simples é a IHM de um caixa eletrônico, na qual o usuário interage com a interface gráfica touchscreen da tela, e de acordo com os seus comandos, a máquina pode, por exemplo, fornecer dinheiro de sua conta.

Como funciona a IHM?

A IHM funciona através de uma comunicação com o controlador lógico programável (CLP), que é o dispositivo que controla o processo ou a máquina industrial. O CLP recebe os sinais dos sensores, que medem as variáveis do processo, e envia os sinais para os atuadores, que acionam os equipamentos de campo. O CLP também executa um programa, que define a lógica de controle do processo, ou seja, as condições e as ações que devem ser realizadas pelo CLP.

A IHM recebe e envia dados do CLP, através de um protocolo de comunicação, que pode ser serial, ethernet, wireless, etc. A IHM exibe os dados do CLP na sua interface gráfica, que pode ser configurada pelo programador de IHM, utilizando um software de programação específico. O programador de IHM pode definir o layout, as cores, os símbolos, os botões, os campos, etc. da interface gráfica, de acordo com as necessidades e preferências do operador.

O operador pode visualizar e controlar as variáveis do processo, através da IHM, tocando na tela ou apertando os botões. A IHM envia os comandos do operador para o CLP, que os executa, alterando os sinais dos atuadores. O CLP também envia os dados atualizados das variáveis do processo para a IHM, que os exibe na sua interface gráfica, fechando o ciclo de comunicação.

Quais são as funcionalidades da IHM?

A IHM possui diversas funcionalidades, que podem variar de acordo com o modelo, o fabricante e o software de programação da IHM. Algumas das principais funcionalidades da IHM são:

  • Monitorar e controlar as variáveis do processo ou da máquina industrial, através da interface gráfica;
  • Receber e exibir o status dos equipamentos de campo, como ligado, desligado, em funcionamento, em falha, etc;
  • Enviar comandos para os equipamentos de campo, como ligar, desligar, abrir, fechar, regular, etc;
  • Visualizar as variáveis do processo em gráficos, que podem ser de barras, de linhas, de pizza, etc;
  • Visualizar os alarmes do sistema, que podem ser sonoros, visuais ou textuais, e que indicam situações anormais ou críticas do processo;
  • Monitorar os indicadores de desempenho (KPIs), que são medidas que avaliam a eficiência, a qualidade e a produtividade do processo;
  • Executar receitas, que são conjuntos de parâmetros pré-definidos para o processo, que podem ser selecionados pelo operador, de acordo com o produto ou o lote desejado;
  • Registrar os eventos do sistema, que são as ações realizadas pelo operador ou pelo CLP, como mudanças de setpoint, de modo de operação, de receita, etc;
  • Gerenciar os usuários, que são as pessoas autorizadas a acessar e operar a IHM, que podem ter diferentes níveis de permissão, como administrador, supervisor, operador, etc;
  • Armazenar os dados históricos do processo, que são os valores das variáveis do processo ao longo do tempo, que podem ser salvos em um cartão de memória, em um pen drive, em um banco de dados, etc;
  • Gerar relatórios, que são documentos que apresentam os dados do processo, como gráficos, tabelas, estatísticas, etc, que podem ser impressos, enviados por e-mail, exportados para um arquivo, etc.
Conclusão

A IHM é um equipamento que permite ao operador ou usuário interagir com uma máquina ou um processo industrial. A IHM fornece uma interface gráfica, que pode ser touchscreen ou com botões e display, na qual o operador pode visualizar e controlar as variáveis do processo. A IHM funciona através de uma comunicação com o CLP, que é o dispositivo que controla o processo ou a máquina industrial. A IHM possui diversas funcionalidades, que podem ser configuradas pelo programador de IHM, utilizando um software de programação específico.

Leia também sobre:

O que é Sistema SCADA? – Clique aqui

Curso de Programador de CLP – Clique aqui

O que é Linguagem Ladder? – Clique aqui

O que são Variáveis de Processo? – Clique aqui

Precisa de ajuda para iniciar na área de automação? Nós podemos te ajudar! Converse com a gente e criaremos um plano de estudo personalizado.